sábado, 24 de setembro de 2011

° Bate-Papo com o Autor: Junior Menezes °


Olá leitores,
Como vocês viram, estamos em recesso até dia 02/10/2011, mais eu não poderia deixar está super entrevista parada, até o final do recesso, então dei meus pulos e consegui programa-la para hoje dia oficial desta coluna! 

Foi otimo o Papo com o Junior Menezes, ele foi muito simpático e prestativo! Não deixem de acessar o blog dele para conhecer ainda mais a sua obra: Uma Viagem ao Futuro

Agora, vamos a entrevista!



Nosso entrevistado de hoje, Junior Menezes, é um rapaz de 27 anos, colecionador e leitor de livros, seus gêneros favoritos são Ficção - cientifica e fantasia. Possui vários livros do Júlio Verne e também curte a série-vaga-lume, em especial os do Marcos Rey e Wilson Rocha. Gosta de viajar, tocar bateria e desenhar, as ilustrações contidas em seus livros são também de sua autoria.



1-) Fale-nos um pouco sobre você.
É um pouco difícil falar sobre nós mesmo, até porque, geralmente não iremos expor os nossos defeitos... Mas, me considero uma pessoal... Normal... Um pouco tímido... Não sou freqüentador de baladas... Sou bastante caseiro... Muito apegado a minha mãe... Atualmente estou cursando o curso técnico em Informática pelo IFRN (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) e toco na noite da minha cidade, pois sou baterista... Sou mais um sonhador perdido na multidão.

2-) Conte-nos sua historia com a Literatura, quando nasceu este desejo de escrever?

Antes de tudo eu aprendi a gostar de ler... Na minha infância li muitos livros da série-vaga-lume os quais leio e tenho até hoje! A partir daí tomei gosto por escrever! Eu também lia e colecionava gibis da Marvel tipo X-MEN, HOMEM-ARANHA, HÉROIS DA TV, CAPITÃO AMÉRICA e outros...As minhas primeiras aventuras no mundo literário foram através de pequenas Histórias em Quadrinhos que eu criava... Mas, era tudo bem infantil mesmo... Baseado nos desenhos animados que eu via na TV, em especial SPACE GHOST e OS HERCULÓIDES! Com o tempo percebi que as minhas histórias poderiam ser transformadas em um livro... Foi daí que surgiu o projeto Akelon.

3-) Qual foi seu primeiro livro escrito?! Com quando anos você o escrever?

Foi o AKELON UM NOVO MUNDO, Já faz 5 anos (2006) eu tinha 22 anos. Na verdade, eu estava tentando criar uma HQ, mas devido a minha falta de tempo, eu decidi transformar em livro.

4-) Fale-nos sobre sua obras.

Para as pessoas que gostam de se aventurar pelo espaço, conhecer novas galáxias, novas civilizações, novos planetas e cidades exóticas erguidas nos mais inóspitos locais, então podem ler as minhas obras que irão gostar. Inicialmente, o publico alvo dos meus livros é o infanto-juvenil, pois tem heróis, heroínas, etc...  Mas, todas as pessoas podem ler e como falei antes se eles gostarem de ficção - cientifica irão gostar dos meus deles! Eu não uso termos difíceis nos meus textos e a linguagem é bem parecido com a falada, pois eu me sinto perdido quando leio um texto cheio de termos que são difíceis de serem encontrados até nos dicionários, logicamente, que eu tento consertar os erros como vícios de linguagem e gírias regionais...

5-) Entre seus livros, você tem algum favorito? Se sim, por qual motivo?

Tenho sim, AKELON UM NOVO MUNDO. Pelo simples motivo de ter sido o meu primeiro livro e o que me mostrou a possibilidade que eu tinha de me tornar um escritor de ficção - cientifica, pois nele exploro tudo que eu penso sobre o futuro e suas tecnologias, pois é um livro totalmente voltado para o desenvolvimento tecnológico.

6-) Quando nasceu a ideia para a criação do Universo de Akelon?

Eu tinha um projeto para criar a minha primeira História em Quadrinhos... Mas, quando percebi já estava com quase 200 páginas de roteiro, e devido a minha falta de tempo em escrever e criar os desenhos optei por fazer uma adaptação ao mundo literário! Mas, a ideia surgiu através dos livros e filmes de ficção – cientifica que eu aprecio... STAR WARS, JORNADA NAS ESTRELAS, ANDRÔMEDA, etc. As pessoas que já leram e as que ainda irão ler AKELON UM NOVO MUNDO irão perceber que no final ficaram muitas chamadas para uma nova história e foi daí que surgiu o projeto AKELON PERDIDOS NO VELHO MUNDO que já está disponibilizado na Internet e AKELON A INVASÃO DOS POVOS ABELHA que ainda está em fase de revisão. Mas, não vai parar por ai esta série ainda vai contar com muitas outras continuações, pois tenho diversas idéias engavetadas.

7-) Dos vários livros da serie, um em especial me chamou mais atenção, que foi o “A Cidade dos Mares”, você poderia me falar deste em especial?

Antes de tudo fico muito feliz em saber que este livro chamou sua atenção! Posso falar sim... É uma história que foi inspirada nas lendas de ATLÂNTIDA e em um livro que eu li chamado NEW OCEAN. Mas, não tem fatos históricos, é um texto totalmente fantasioso, sem fundamentos históricos ou geográficos. Este também foi adaptado de uma HQ que eu pretendia criar. É um livro muito divertido e especial, pois foi o meu segundo projeto concluído! 


8-) Quando escreve você se inspira em alguém ou em alguma coisa?! Se sim, em que?

Em pessoas não, mas em livros, filmes e gibis com certeza! Na parte cinematográfico me inspiro, principalmente, em STAR WARS e JORNADA NAS ESTRELAS! Na parte literária no JÚLIO VERNE  e nos livros da Série Vaga-Lume e nos gibis, principalmente em X-MEN.

9-) Você tem novos projetos em mente?

SIM! Novas continuações para o mundo Akelon. Novas história a parte e algumas HQ’s também voltadas a ficção - cientifica!

 
10-) Sobre ser um escritor nacional, quais são as principais dificuldades?

Hi... Agora a coisa pegou! Dificuldades é o que eu mais enfrento! Aliás, acho que todos os autores em fase inicial de carreira as enfrentam também. Falta de apoio por parte do governo que não investe nada nos projetos de novos autores, para você ter um projeto aprovado tem que enfrentar uma burocracia imensa... As editoras são muito capitalistas e não disponibilizam espaço para os autores novatos... E algumas que abrem suas portas, normalmente, querem algo em troca, ou seja, o autor tem que pagar todos os custos da publicação ou a maior parte deles e não são valores pequenos... Giram em torno de R$ 4.000.00 ou mais e, convenhamos que a maioria não pode assumir um preço tão alto. As pessoas que regem as leis culturais brasileiras têm que rever seus conceitos e ao invés  de explorar os autores devem apoiá-los e protegê-los! Tudo é pago... Um livro tem que ter Registro na BN, ISBN, Ficha catalografica, revisão e tudo é pago, o governo não dispensa nada! Resumindo para um autor entrar no mercado literário tem que ter muita força de vontade e amar o que faz.

11-) Quais seriam suas dicas para os novos autores que estão iniciando? 

A principal é escrever sobre o que gosta! Jamais se deixar levar pelo que esta na moda! Também tem que gostar de escrever e estar consciente de que irá enfrentar inúmeras criticas, falta de apoio de todas as partes! Mas, tem que ir em frente e lutar pelos seus sonhos até o fim!!! A Internet é um excelente meio para divulgação de trabalhos!!! Mas, ela não supre a falta de incentivos por parte do governo!!! Aconselho os novos autores a procurarem outros autores que já têm um certo nome no mercado e lhes pedir dicas e compartilhamento de conhecimentos!

Chegamos ao fim da nossa entrevista, gostaria muito de lhe agradecer pela disponibilidade para participar desta coluna do blog, quero desejar-lhe tudo de bom, muito sucesso e força de vontade para enfrentar todos os obstáculos que surgirem.

Antes de tudo quero agradecer ao blog por este maravilhoso espaço no qual eu pude apresentar um pouco do meu trabalho aos seus leitores e desejo de coração que todos tenham gostado e peço desculpas pelos erros! Saibam que é muito gratificante saber que aqui no Brasil temos pessoas que incentivam os novos autores! Só quem pode descrever o valor que tem uma entrevista como esta é alguém que enfrenta inúmeras dificuldades e falta de oportunidades para divulgarem o seu trabalho! Só tenho a lhes agradecer e desejar muito sucesso e tudo de bom!!! Convido todos a visitarem o meu blog e conhecerem um poucos mais do meu trabalho:  Uma Viagem ao Futuro. Obrigado e até a próxima!

Então é isso pessoa, terminamos mais uma entrevista da nossa coluna Bate-Papo com o autor, espero que tenham gostado, particularmente, eu adorei, gostei da atenção e do carisma do nosso entrevista para com a entrevista e com o blog. Em nome do O FICHÁRIO, meu muito OBRIGADO. Até a próxima pessoa.

Mr.Celedônio



8 comentários:

  1. Oi
    Parabéns pela entrevista ficou ótima.
    Não conhecia esse autor. Achei o tema abordado de seu livro bem interessante.
    Obrigada por seguir. Já estou seguindo aqui.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz com o resultado final dessa entrevista!!! Agradeço de coração pelo espaço e já estou divulgando no Twitter e em meu blog!!!

    ResponderExcluir
  3. O livro do Júnior tem um estilo bem legal, futurista.

    ResponderExcluir
  4. Excelente entrevista! O Júnior é um talentoso novo autor que, além de escrever histórias fantásticas, ainda é responsável pelo visual futurista das capas de seus livros.
    Que as suas palavras cheguem aos ouvidos dos responsáveis pela cultura de nosso país e que os autores nacionais ainda desconhecidos do grande público venham à tona neste intrincado mundo literário brasileiro.
    Muito sucesso ao meu colega autor, Júnior.
    Beijo!
    Rosane
    http://romancesaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns Junior !!!
    É pelas entrevistas que agente fica conhecendo melhor o Autor e o seu belo trabalho literário...
    A Rosane tem razão, pois além de você escrever a história que já é uma coisa difícil de concluir, você ainda cria capas maravilhosas !!!
    Seu trabalho realmente é de outro mundo !!!
    Sucesso meu caro amigo !!!

    * Ps: por falar em naves, leia meu último conto, você vai gostar e tem um fundo de verdade vindo por aí no espaço... vamos ficar alerta !

    Também quero parabenizar o pessoal deste Blog que aliás já estou seguindo... Abraços !

    ResponderExcluir
  6. Eu tive o privilégio de receber um exemplar de "Akelon" autografado, e também fiz uma das primeiras resenhas sobre ele. O Junior é extremamente criativo e desenvolveu um universo próprio para Akelon. Suas características, sua história e sua mitologia. Tudo bem amarradinho, bem coerente. Em tempos de vampiros em alta, o livro é ótima pedida pra quem quer sair do lugar comum.

    ResponderExcluir
  7. É com grande prazer que venho elogiar meu amigo de curso e escritor Júnior Meneses, por seus livros interessantes e que prendem bem a atenção de quem os está lendo e tive a enorme satisfação de já ter lido duas de suas obras, “AKELON, um novo mundo” e “A cidade dos Mares”, estes presenteados a mim pelo próprio autor. Histórias intrigantes como a de “AKELON, um novo mundo”, ideia futurista assim, raramente vemos por ai. Também adorei os personagens das obras, dos quais até me identifico (principalmente como o cavaleiro negro). Leitura boa e que sempre deixa gostinho de quero mais. Simplesmente, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. “A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE..
    “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”...

    Parabenizo e homenageio por meio deste o ESCRITOR JÚNIOR MENEZES e toda a equipe pelo lançamento do livro “A CIDADE DOS MARES”. Parabéns pelo EXCELENTE TRABALHO, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO, realizado neste belíssimo trabalho e um brinde pelo SUCESSO! O potencial de trabalho de vocês é de grande valor para a comunicação brasileira. Recebam esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Desejo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na conta de vocês a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre vocês e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.

    “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA TORNA- SE ATRAVÉS DELE.”


    DESEJO SUCESSO A TODOS!


    PAULINHO Solução
    www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    pssolucao@hotmail.com
    Salto/SP

    ResponderExcluir

Atenção - Serão deletados comentários que não estiverem de acordo com os Termos de Uso do blog.