quarta-feira, 17 de agosto de 2011

° Parabéns Fermat °

Olá leitores,

Eu nunca os falei, sobre o meu fascínio sobre os doodle do Google!

Pois é, agora vocês já sabem... Eu sou muito louco por esses logos que o google faz em todas as datas comemorativas! É impossível (para quem usa a internet) não ter visto e tentar tocar a Guitarra do Les Paul. Falando nisso, qualquer dia coloco aqui no blog, um link onde poderão curtir a guitarra e também algumas musicas que podem ser tocadas nela! (Adorei a do Harry Potter, sabe aquele tema épico?! Pois é da para tocas na guitarra do Google! xD', mais isso fica para depois) Agora vou falar sobre o doodle de hoje (17/08/2011).

Como toda postagem, antes eu faço as ditas "explicações" a de hoje é porque eu conheci o livro "O Último teorema de Fermat", quando lê a sinopse e principalmente a orelha do livro, fique fascinado, o problema é que é um livro tipo de cabeceira, é aquele que você ler umas no máximo 5 paginas no dia, e para completar precisa de um pequeno conhecimento de física para entender certas coisas. Enfim, eu não tive tempo nem muita paciência para continuar por enquanto, mais ainda vou lê-lo! ^^


Enfim, o que me fez criar fascínio pelo livro foi uma frase que eu achei incrível (outro fascínio, louco por frases) não é nada motivacional, nem algo do tipo, é na verdade uma digamos "desculpa esfarrapada" (muita gente entende assim), a historia é mais ou menos o seguinte, pelo menos foi assim que eu entendi:

Fermat, estava lá estudando para o desenvolvimento do seu teorema, ele anota no livro Aritmética, de Diofante em 1637 a seguinte frase que eu simplesmente gostei muito:

"Eu descobri uma demonstração maravilhosa, mas a margem deste papel é muito estreita para contê-la"
Quem sabe, está frase não tivesse me deixado tão intrigado se não fosse ele ter morrido antes de descrever esta demonstração, lançando este desafio, que intrigou e frustrou vários matemáticos brilhantes. Este teorema foi finalmente desenvolvido pelo professor de Princeton, Andrew Wiles. É curioso o fato de este teorema estar na vida dele, desde criança, quando viu o teorema pela primeira vez na biblioteca da sua cidade! Outro fato interessante, foi que por causa de um erro, ele passou mais 14 anos pesquisando, até 1995 quando finalmente ficou famoso pela descoberta e ganhou suas merecida 50 mil libras de uma fundação.

Voltando para o Teorema, ele dizia o seguinte:

"O Último teorema de Fermat, ou teorema de Fermat-Wiles, afirma que não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça."
x^n+y^n=z^n \,\!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Depois desta explicação gigantesca, vamos ao Doodle:

Este doodle além da imagem, me chamou atenção mais ainda, por causa... (quem costuma ver estes doodle, sabe que se deixarmos o mouse parado alguns segundos em cima dele, aparece uma curta explicação. Algo do tipo "130º aniversário de fulano") Porém desta vez, foi algo mais elaborado;

"Eu tenho uma demonstração verdadeiramente maravilhosa para esta proposição, mas este doodle é muito pequeno para contê-la" 
Para mim, foi simplesmente brilhante! Como tudo do google (fã).
Os finalmente, é que este doodle está comemorando os 410º Aniversário de nascimento do matemático francês Pierre de Fermat.

Então vamos lá todos em coro, cantando o Parabéns para você. (Imagina 410 velinhas em cima do bolo :O") kkkkk'

Até +++ Leitores.

Mr.Celedonio

Um comentário:

  1. Uau! :O Realmente é necessário saber um pouco sobre tudo isso pra entender o doodle! Adorei (: hahaha

    Milena
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Atenção - Serão deletados comentários que não estiverem de acordo com os Termos de Uso do blog.