sábado, 26 de fevereiro de 2011

° Fotografia °

"Fotografia é o retrato de um côncavo, de uma falta, de uma ausência"
Clarice Lispector

Foto...
Fotografar...
Fotografia...

A Humanidade necessita hoje mais do que nunca delas, elas são magicas pois com um simples CLIC eternizamos os momentos, eternizamos os acontecimentos , eternizamos os sentimentos... mais e afinal eternizamos pra que?! Simplesmente para guardar aqueles amontoados de fotos ou para mostrar a todos que podemos, que conseguimos?!

Não! Com certeza o nosso maior e melhor álbum é nosso cérebro e mesmo ele comete enganos e as vezes teima em esquecer aquilo que não queremos. Por isso ETERNIZAMOS, fazemos isso para nós mesmo, pois sós nós conseguiremos sentir aquele sentimentos eternizados. Olhando para as fotos podemos novamente sentir o que estávamos sentindo naquele dia, as vezes choramos de tanto rir, outras sorrimos após chorar, por isso acho que deveríamos modificar o nome, de FOTOGRAFIA para FOTOSTALGIA.



Porém por causa da modernidade, as fotos vem perdendo seu valor, elas estão se tornando algo banal mais indispensável. Banal pois nunca foi tão fácil se tirar fotos, lembrem-se daquelas câmeras gigantescas cujas fotos levavam séculos para serem reveladas e muitas delas ainda "queimavam", foram substituídas pelas cada vez menores câmeras digitais, que as fotos não queimam e o melhor, podemos ver o que está sendo tirado. A se toda coisa banal tivesse a importância que a foto tem, mesmo com o advento das novas tecnologias não criaram nada, que nós faça sorrir e chorar como as fotostalgias, elas são algo totalmente irrevogavelmente indispensável, imagina o que seriam das redes sociais, dos namoros virtuais ou daqueles momentos onde é impressidivel guardar recordações de longo prazo, como nossos aniversários, o nascimento de nossos filhos o nosso casamento, ou as simples viagens ao interior e também as sofisticadas viagens ao exterior.

As fotos deviam era ser estudadas, além da física a sociologia devia se interessar mais pelas fotos, pois elas são fatos sociais SIM, pois modificam as relações sociais e promovem novas. 

É essa nova vertente das fotos que foge um pouco da minha definição por fotostalgia, pois está vertente é feita para os outros, e não apenas para nós mesmos. Por exemplo, para começar o estudo das fotos como fatos sociais, imaginem como seria inútil fazer viagens para quantos inimagináveis, como Gramados no sul Brasileiro, ou a Londres na Inglaterra, lugares onde todos gostariam de ir e que vocês foram e tiraram as fotos que serviram como "provas" de suas viagens. Com certeza os donos delas encheram seus perfis das redes sociais com elas e tenho certeza, estás fotos vão se tornar motivos de conversar, de comentários até mesmo de cobiça, o perfil com estás fotos irá receber tantas visitas que o próprio dono se surpreendera isso, se ele mesmo num estiver colocado as fotos exatamente com esse sentido o de BOMBAR na Internet, nesse caso ele não terá surpresa alguma.

As fotos são uma fonte de pesquisa grandiosa, pois um fato social tão complexo que faz que as pessoas sorriam, mais também chorem se surpreendam e invejem, merece ter seu tema em palta por alguém. Quem a criou foi tão sábio em por seu nome, que descreveu aquilo, que ele não saberia o que se tornaria e a importância que tomaria na atualidade, simplesmente com uma simples palavra de 4 letras como AMOR, que assim como esse sentimento, é tão complexo que não devia ter respostas prontas nem definições. FOTOs são realmente magicas.

Texto de Mr.Celedonio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção - Serão deletados comentários que não estiverem de acordo com os Termos de Uso do blog.