domingo, 18 de abril de 2010

° Fones de Ouvido °


A maior parte de vocês, já devem pelo menos uma vez na vida usado o bom e velho fone de ouvido, não podemos negar, que é muito bom colocar os fones de ouvido e se desligar do mundo e se concentrar naquela musica que você tanto gosta!

Acontece, que mesmo sendo muito bom, os fones estão aumentando os casos de doenças na audição, o que só faz engordar o bolso dos Otorrino.

Ouvir música alta com fones de ouvido mais de 90 minutos por dia pode prejudicar a audição, de acordo com um novo estudo publicado nos Estados Unidos.

O trabalho com 100 estudantes de doutorado concluiu que pessoas que costumam ouvir música a um volume de 80% da capacidade do player, faixa considerada como alta, devem utilizar o aparelho por menos de 90 minutos por dia sob risco de prejudicarem a audição.

"Se uma pessoa excede isso em um dia específico e não usar seus fones de ouvido durante o resto da semana, eles não terão risco maior", disse à Reuters o autor do estudo, Brian Fligor. "Estou falando sobre alguém que está excedendo 80% por 90 minutos, dia após dia, um mês após o outro, durante anos."

Mas além dos problemas auditivos, quem de vocês nunca ficou fumaçando quando seu fone fica todo enrolado ou quando você está querendo usá-lo e na hora que pluga percebe que ele não está mais funcionando.

Pois é, mas mesmo sendo prejudiciais os fones de ouvido são muito bom! E nesta postagem vou [já comecei...] falar sobre eles.

Alguns de vocês podem saber, mas ainda existe os que não sabem como funcionam os fones! Agora darei uma pequena explicação: Os fones são fisicamente parecidos com os alto falantes. Descrevendo um deles, trata-se de uma pequena bobina presa a um diafragma de plástico ou metal. Esta bobina fica submetida a um campo magnético gerado por um pequeno ímã. Quando a bobina é percorrida por um sinal elétrico, a bobina é atraída ou repelida pelo campo magnético, movimentando o diafragma e gerando o som.

Agora outra grande dúvida, que se aparece, é qual o sentido daquelas letras R e L?! R: Right - Direita, L: Light - Esquerda, ou seja, o fone com a letra R, devemos usar na orelha Direita e o que tem escrito L, na orelha esquerda. Agora o que é mais complicado é o porque de existirem essa denominação, são por dois motivos:

O primeiro é porque os fones colocados no lado certo, encaixa melhor na cabeça.
O segundo motivo é o de que para que um som funcione corretamente. Com um som estando funcionando corretamente é possível fazer com que você tenha a impressão que um objeto está se movendo para um lado. Tomemos por exemplo um helicóptero que está indo para a esquerda, cruzando exatamente a sua frente. O som começa na direita e vai "se movendo" para a esquerda. Se você colocar o fone ao contrário, você teria a impressão de que o helicóptero estivesse se movendo para a direita. Esse recurso é bastante utilizado em filmes e jogos de computador.

Agora depois de explicar como são feitos e explicar a importância do "R" e o "L", irei para finalizar esse post, falar dos tipos de fones!

Os tipo de fone de ouvido são:

Arbuds:

(Às vezes chamados intra-auriculares, embora não seja o correto): São aqueles pequenos que você enfia na orelha. A maioria dos fones que você vê por aí são do tipo “Earbud”. Fones desse tipo são muito fáceis de achar. Fones bons desse tipo são bem difíceis de achar.
Como são muito pequenos, os Earbuds – tanto os vagabundos quanto os de qualidade – não conseguem reproduzir com perfeição os sons mais graves. Outra desvantagem é que eles não são bons para ambientes barulhentos, tipo ônibus ou avião. Aí você aumenta o volume pra compensar e, daqui a alguns anos, acaba trocando o fone por um aparelho de surdez…

Supra-Auriculares (Headsets):

É o “fone de DJ”, aquele modelo grandão e almofadado que você usa sobre a orelha. São confortáveis, fáceis de colocar e tirar, e os modelos com traseira fechada bloqueiam boa parte dos ruídos externos. Como são maiores, reproduzem o som com maior fidelidade e são menos nocivos à audição, porque ficam mais longe do seu tímpano do que os Earbuds. Mas são mais caros, não são lá muito portáteis e nem discretos (se você tentar usar um deles durante a aula, sua professora vai notar).
Fones supra-auriculares são particularmente bons para usar com jogos de PC, principalmente os de tiro em primeira pessoa.

Intra-auriculares (In-ear ou Canalphones):

Eles tem um formato esquisito e um jeito ainda mais estranho de usar: você enfia os fones dentro do canal auditivo. E isso, meus caros, é a melhor coisa do mundo.
Fones intra-auriculares são tão discretos e portáteis quanto os Earbuds, tem uma qualidade sonora maravilhosa e isolam praticamente TODO o ruído externo – o que é um perigo na hora do Cooper, por exemplo. Você só vai perceber que entrou na frente do ônibus quando ele te atropelar, já que a buzina, a freada e o rugido do motor jamais chegarão aos seus tímpanos.
Claro que esse poder todo tem seu preço: fones intra-auriculares são caros. Além disso, o uso dentro do canal auditivo não é exatamente confortável. E, de vez em quando, você vai ter a desagradável tarefa de limpar restos de cera de ouvido deles.

Aviso: Primeiramente, não sou um audiófilo experiente, portanto posso ter errado em alguma coisa nesse post.
E segundo, para fazer esse post, fiz algumas pesquisas na Web. Então os conteúdos explícitos nela não são inteiramente de minha autoria! Qualquer pedido, se o dono quiser, pode ser feito por comentário e eu imediatamente, me encarregarei em retirar do post, a parte requisitada.

Mr.Celedonio

6 comentários:

  1. . gostei da informação. Muito bem feiito ;D - by: Eliane

    ResponderExcluir
  2. O q aconteceu com esse blog?Cade a Sarah???Porque todas as postagens que ela escreveu foram apagadas??Por favor quero respostas porque esse blog era muito legal mais a dona some de repente e as postagens tbm... CADE O BLOG O FICHARIO Q EU CONHECIA????????????

    ResponderExcluir
  3. SÓ QUERO UMA RESPOSTA POR FAVOR NAUM APAGUE MEU COMENT NEM PENSE Q ESTOU SENDO MAL EDUCADO OU COISA E TAL PQ EU SO FIQUEI ASSUSTADO (sou eu do coment acima)

    ResponderExcluir
  4. ah!!!!!!!!!!+ seu fikr escultando música sem fones mandam eu parar de fazer barulho!(meus pais serão os culpados por qualquer problema auditivo q eu tiver no futuro)uu

    ResponderExcluir
  5. Eae sarah,é o dri aqui,lembra?tava meio sumido e vim ver se eu acho vc aqui,mais parece q vc tmb tá sumida O_O

    to procurando o povo da epóca do seu outro blog O_O(sem resultados)

    ResponderExcluir
  6. Por incrivel que pareça eu nunca vê esses comentarios, tenho certeza que os donos dos mesmos não vão ver a respostas! Mais eu vou responder mesmo assim u.u!

    A sarah, saiu do blog por motivos pessoais, eu fazia parte da equipe, fiquei um tempo parado e quando voltei, ela tinha saido apagado todos os post delas e me passando os direitos de dono do Blog. :S'
    Eu também senti muito a ausensia da Sarah, ela era a vida desse blog. Eu to tentando deixar o Blog em pé. Tomara que gostem!

    Abraço, Mr.Celedonio

    ResponderExcluir

Atenção - Serão deletados comentários que não estiverem de acordo com os Termos de Uso do blog.